Você conhece a carreira de analista comportamental? Hoje, eu quero te contar tudo o que envolve essa atividade que tem cada vez mais espaço dentro das empresas e no ambiente corporativo.
A análise comportamental procura auxiliar na gestão de pessoas, investigando o comportamento humano, ou seja, como essa pessoa se comporta diante de algumas situações, qual o perfil dela para relacionamentos, como ela enfrenta situações de crise, quais pontos ela precisa melhorar, entre outros.
É de extrema importância para as empresas conhecerem seus funcionários não apenas no aspecto técnico ou formal, mas também no aspecto comportamental. Dessa forma, ficará mais simples impulsionar projetos, motivar, contratar ou realocar funcionários que se identifiquem com a cultura da organização.
Então vamos descobrir o que de fato faz um analista comportamental? Confira a seguir!
O que é um analista comportamental?
No ambiente de trabalho, o analista comportamental reconhece as diferentes particularidades comportamentais das pessoas, auxiliando os gestores das áreas a encontrarem o candidato perfeito para o time.
Isso porque, durante o processo de recrutamento e seleção, o analista entende como cada indivíduo trabalha em equipe, qual o seu comportamento ao estar sob pressão, como ele se adapta a situações estressantes e assim por diante.
Além disso, o analista comportamental atua também com o gerenciamento do comportamento dos funcionários que já fazem parte da empresa, buscando a melhora da produtividade, desempenho e do relacionamento de equipes e colaboradores.
O analista profissional utiliza algumas ferramentas para otimizar o seu trabalho, como dispositivos, dinâmicas e questionários. Um dos exemplos é a metodologia DISC, capaz de traçar o perfil comportamental de um indivíduo.
Ela é uma ferramenta criada para classificar o comportamento das pessoas em quatro tipos: dominância (D), influência (I), estabilidade (S) e conformidade (C). A metodologia DISC é usada normalmente com o intuito de melhorar a produtividade, comunicação e trabalho em equipe.
O teste de Dominância Cerebral é outra ferramenta bastante utilizada pelos analistas comportamentais, determinando a forma de pensamento e o comportamento das pessoas no cotidiano pessoal e profissional.
Outros métodos que também podem ser utilizados pelo profissional são o Eneagrama, que se trata de uma técnica de autoconhecimento, e o Quantum, que é um teste para avaliar o comportamento pessoal dos indivíduos.
Quem pode ser um analista comportamental?
Antes de tudo, é importante salientar que não são apenas os profissionais graduados em Psicologia que podem fazer o curso de analista comportamental. No Brasil, qualquer pessoa pode realizar o curso, independentemente da sua área de formação na graduação.
Há apenas um requisito para quem quer se tornar um analista comportamental: ter vontade de aprender!
Por isso, se você é líder, está trabalhando para ser um, quer atualizar o seu currículo ou tem uma empresa, o curso de analista comportamental pode ser ideal para formar o seu time ou para aplicar nos processos seletivos da companhia.
10 fatos sobre ser um analista comportamental que ninguém te conta
1. É preciso fazer o curso
2. Exergar além da formação e do currículo profissional
Uma das funções do analista comportamental é inserir o funcionário no local, setor e área de atuação corretos. Esse objetivo é focado na análise comportamental do indivíduo, e não apenas na formação e currículo profissional.
3. Ajuda a aumentar a produtividade do funcionário e empresa
Diante da competição cada vez maior do mercado de trabalho, um dos papéis do analista comportamental é auxiliar a empresa e funcionários a encontrar formas de aumentar a produtividade.
E isso pode ser feito colocando a pessoa certa no cargo certo, de acordo com o seu perfil comportamental.
4. Não precisa ser psicólogo
Como já falamos acima, o analista comportamental não precisa ser obrigatoriamente formado em Psicologia.
A única exigência é querer aprender e transformar a carreira.
5. Utiliza testes, dinâmicas e dispositivos
O profissional dessa área se utiliza de algumas ferramentas, como dispositivos, testes e dinâmicas, a fim de avaliar e identificar as características e capacidades pessoais de cada um.
6. Realista sim, pessimista NUNCA
No processo de análise comportamental, o analista procura ser realista, mas não pessimista.
Ele sabe quais são os pontos fortes e pontos a desenvolver de cada personalidade, mas não foca apenas nos índices ruins. O analista comportamental vai extrair o melhor de cada indivíduo e enxergar tudo o que pode dar certo ou errado, antes da colocação dos candidatos nas empresas.
7. Exatidão e foco
Com base nos processos a serem executados e pensados, o analista comportamental é focado e exato no registro de cada ponto de personalidade daqueles que são analisados, com o intuito de otimizar os resultados das empresas.
8. Boa memória
O profissional que realiza análises comportamentais, precisa ter uma memória boa para se posicionar como um profissional da área que possui horários, datas e dados, conhecendo a fundo sobre determinadas pessoas, contextos e situações.
9. Gestão de Riscos
Os analistas comportamentais são ótimos na gestão de riscos, pois, antecipadamente aos fatos, colocam na forma de relatórios e laudos as situações e consequências prováveis de algo ocorrer em determinado momento ou contexto.
10. Pés do chão
Em busca do melhor resultado, os analistas não têm receio de propor algo novo para a empresa, mesmo que aparentemente a proposta possa causar estranhamento.
Porém, tudo é pensado de acordo com os dados e análises das pessoas envolvidas.
Como posso me tornar um analista comportamental?
Se você quer melhorar o seu currículo e ganhar o título de analista comportamental, não perca mais tempo!
Conheça o curso de Analista Comportamental do Instituto Metaforma! Nele, você aprenderá conceitos, técnicas e métodos fundamentais na preparação do profissional para sua rotina de trabalho. Não se esqueça que o analista é o responsável por introduzir a pessoa correta no lugar certo, e isso vai bem além de uma simples análise de currículo.
Fora isso, é necessário se preparar para utilizar todas as ferramentas tecnológicas ou não que dão suporte à cada análise, de acordo com o seu foco e objetivo.
Se inscrevendo ainda hoje, você ganha um bônus exclusivo! Não perca tempo, pois as inscrições são por tempos determinados! Bom aprendizado!