O que pode levar a uma contratação errada?
O ponto mais importante para evitar a contratação de colaboradores errados para as vagas, é saber o porque o erro acontece e como evitá-lo. Alguns aspectos podem estar sendo ignorados ou feitos de maneira errada.
Alguns deles são:
Não saber qual o perfil desejado
Se você está procurando uma pessoa para trabalhar na equipe comercial, por exemplo, ela precisa ser boa com relações interpessoais e ter boas técnicas de vendas, além de outros requisitos técnicos.
Já se a vaga é para o setor financeiro, onde o colaborador será responsável por organizar planilhas, documentos, entre outros, estamos falando de um perfil mais focado e ordenado.
Nesse pequeno exemplo, já conseguimos ver que são perfis diferentes, certo? Por isso, é fundamental entender o que se espera do candidato e qual o perfil ideal para aquele tipo de vaga.
Ter pressa no processo seletivo
Em muitos casos, as empresas precisam de alguém o mais rapidamente possível para preencher uma vaga e não ficar com um buraco no time.
Porém, processos seletivos precisam ser feitos de maneira minuciosa e cuidadosa para que funcionem da melhor maneira. Muitas vezes, apressar os métodos de seleção pode não só resultar no preenchimento da vaga com o candidato errado, mas também trazer mais prejuízos do que benefícios.
Lembre-se: fazer uma vez bem feito, é melhor do que fazer duas vezes com pressa.
Só levar em consideração o currículo profissional
Ao analisar um candidato, é imprescindível levar em consideração os seus aspectos comportamentais também.
Muitas empresas ficam presas apenas às experiências profissionais dos concorrentes à vaga e acabam deixando o comportamental de lado.
Nesse caso, além de trazer um colaborador que não cabe para a vaga anunciada, há a chance de desmotivar ou criar um clima ruim com a equipe.
Porém, é importante também não deixar que o contrário aconteça: atentar-se apenas ao comportamental, deixando as habilidades técnicas de lado.
A avaliação deve ser como uma balança e, para que dê certo a contratação, ela deve ser equilibrada com os aspectos técnicos e profissionais.
Como uma contratação errada pode impactar a empresa?
Perda da produtividade da equipe
Assim como citado acima, a perda de produtividade é um fator que é muito prejudicado quando uma má contratação é feita.
Alguns motivos podem gerar essa perda na equipe. O primeiro deles é o desgaste com treinamento.
Vamos imaginar que um colaborador é o responsável por treinar e ensinar as pessoas novas. Se ele precisa fazer esse treinamento duas vezes, ele deixa de ser produtivo nas tarefas que realmente precisa realizar no dia-a-dia e acaba atrasando as suas entregas.
Outro fator que pode gerar a perda de produtividade é a sobrecarga de trabalho. Se falta uma pessoa na equipe, as demais ficam sobrecarregadas, entregando os projetos atrasados ou até mesmo com erros.
Cultura interna abalada
Criar a cultura de uma empresa leva tempo e requer que os colaboradores se conheçam e se identifiquem com aquela cultura.
Se as contratações erradas são frequentes, não há tempo para os funcionários criarem laços e se envolverem com a empresa.
No final, além da cultura não se firmar, acaba deixando a companhia com uma imagem errada aos demais colaboradores.
Afinal, ninguém gosta de trabalhar em um local onde o turnover é alto e a harmonia empresarial é abalada, não é mesmo?
Perda de tempo para gestores e para o RH
Um processo seletivo demora, geralmente, de 4 a 12 semanas – incluindo desde o primeiro dia de divulgação de vagas até o primeiro dia de trabalho do candidato aprovado.
Quando feito de maneira errada, os gestores das áreas são afetados, pois precisam designar mais tempo para entrevistas e outros passos do processo seletivo.
Além disso, o mais prejudicado é a área de recrutamento, que tem todo o retrabalho para iniciar o processo seletivo novamente.
Evite a contratação errada!
Se depois desse texto, você identificou que na sua empresa as contratações erradas estão mais altas do que deveriam, eu posso te ajudar!
Algumas medidas precisam ser tomadas para evitar a contratação errada, como:
- Planejar melhor todas as etapas do processo seletivo;
- Padronizar as perguntas e os métodos de entrevista;
- Anunciar vagas com mais precisão e melhores descrições.
Além disso, se você quer trazer o candidato ideal para a sua vaga, conte com a Análise Comportamental DISC.
Ela é uma avaliação para identificar os traços de personalidade de uma pessoa, possibilitando a adequação com os cargos necessários e com o fit cultural da empresa.
O teste pode ser feito e interpretado por um Analista Comportamental e a boa notícia é que você não precisa de nenhum tipo de formação específica para se tornar um!
Quer saber mais sobre o curso para se tornar um Analista Comportamental? Confira todos os benefícios em nosso site!