Se observarmos as pessoas à nossa volta, perceberemos que cada um possui uma forma de se comunicar e interagir com o mundo.
Entender porque isso ocorre e como essas diferenças poderiam ser classificadas é alvo de estudos há milhares de anos, começando na Grécia Antiga.
Mais recentemente, Carl Jung estudou o assunto e conseguiu traçar um perfil comportamental das pessoas de forma mais analítica, sendo fundamental para estabelecer as bases da psicologia moderna.
Contudo, foi o americano William Moulton Marston, da Universidade de Harvard – EUA, que conseguiu estabelecer um perfil comportamental das pessoas com base em fatores internos e externos da personalidade.
Isto possibilitou a análise de pessoas consideradas “normais”, isto é, que não sofriam de algum tipo de doença ou distúrbio de caráter psicológico.
Marston criou então a teoria DISC, depois transformada na ferramenta mais utilizada no mundo para análise de perfis comportamentais.
O que é DISC?
DISC é o acrônimo das palavras Dominância, Influência, Estabilidade (Stability em inglês) e Conformidade, que formam as quatro dimensões desta ferramenta.
Marston lançou a teoria DISC em seu livro “As Emoções das Pessoas Normais” no ano de 1928, possibilitando o desenvolvimento deste método de análise do perfil comportamental, amplamente utilizado no mundo dos negócios.
Assim, fatores como ambiente familiar e profissional, influência das pessoas ao redor, modos de se viver e encarar situações são utilizados para traçar um perfil comportamental com base nas quatro dimensões estabelecidas por Marston.
O teste que mapeia o comportamento baseado nas teorias de Marston é aplicado por meio de questionários e formulários. As perguntas fundamentam-se em preferências pessoais dos participantes e opiniões sobre determinados temas.
Com a pontuação obtida a partir das respostas das pessoas, e pré-estabelecida na metodologia aplicada, é possível classificá-las entre dominante, influente, estável ou analítica.
Quais os benefícios do DISC?
Conhecida a ferramenta e como aplicá-la, a seguir destacamos quais seus benefícios quando empregadas pelas empresas e profissionais.
Para empresas
A ferramenta DISC proporciona melhor planejamento empresarial. A equipe de Recursos Humanos pode aplicar essa metodologia para conhecer melhor seus colaboradores e prever situações comportamentais em eventualidades ou estresse, gerenciando conflitos.
Essa ferramenta também é muito útil na seleção e contratação de novos colaboradores. Aplicada individualmente ou em conjunto, permite entender melhor o comportamento das pessoas quando colocadas em simulações, dinâmicas de grupos e desafios.
Conhecendo melhor sua equipe, é possível traçar estratégias para otimizar os trabalhos e alcançar os resultados esperados. Para estruturar uma equipe de alta performace é preciso complementar os perfis comportamentais do time e explorar os pontos fortes de cada um.
A ferramenta de análise comportamental DISC atua, portanto, auxiliando sua empresa a entender melhor os soft skills dos seus colaboradores, fazendo com que estas habilidades comportamentais individuais possam ser bem empregadas em cada área do seu negócio.
Para profissionais
Mas não só as empresas e recrutadores podem se beneficiar do DISC. Qualquer profissional pode fazer uma análise comportamental e focar sua atenção para as qualidades observadas após aplicação dos testes.
Saber quais são suas habilidades comportamentais e utilizá-las a seu favor pode abrir portas e negócios tanto quanto uma qualificação técnica, como uma pós-graduação ou MBA.
Da mesma forma, saber lidar com colegas de trabalho, chefia e até clientes é um diferencial no mercado.
Essa ferramenta permite ainda melhorar sua comunicação, conhecer seus pontos fortes e direcionar sua carreira que pode estar estagnada.
Quais são os perfis comportamentais?
Importante citar que todas as pessoas possuem traços característicos de todas as dimensões. No entanto, tendem a ter um comportamento predominante de acordo com cada perfil. Vejamos agora cada uma das dimensões que compõem o DISC.
Dominância
Este perfil descreve a maneira como você lida com problemas, se posiciona e controla situações. As pessoas dominantes tendem a ser competitivas e pragmáticas.
Sua maior força é a conclusão de projetos.
Influência
O perfil influente descreve a maneira como você lida com as pessoas, a forma como você se comunica e se relaciona. Pessoas com potencial persuasivo costumam integrar este perfil.
Sua maior força é a comunicação.
Estabilidade
Sensibilidade, paciência, persistência e consideração são características do perfil de comportamento estável. Pessoas com essas características tendem a se adaptar às diversas situações práticas e emocionais.
Sua maior força é a lealdade.
Conformidade
Perfis desta dimensão descrevem como você aborda e organiza suas atividades, procedimentos e responsabilidades. Pessoas analíticas, que seguem e se adaptam às regras e normas estabelecidas, estão enquadradas neste perfil.
Sua força é o perfeccionismo.
Como descobrir o meu perfil comportamental?
Buscar uma instituição reconhecida é o primeiro passo para realizar o seu teste de perfil comportamental.
Nós, do Instituto Metaforma, atuamos há mais de 10 anos transformando o desenvolvimento humano e organizacional.
Nossa Formação em Analista Comportamental DISC é para você, profissional, que deseja descobrir seu perfil comportamental e conhecer seus pontos fortes, melhorar sua comunicação e se qualificar para novas oportunidades.
Para empresas, a Formação em Analista Comportamental DISC proporcionará aos recrutadores e equipe de RH conhecer melhor seus colaboradores, direcionando as habilidades comportamentais de cada indivíduo de acordo com as estratégias estabelecidas.
Nossa metodologia é reconhecida por mais de 10 mil alunos, tendo impactado mais de 100 mil pessoas, em mais de 60 turmas certificadas.
Nosso objetivo é transformar positivamente as pessoas e os ambientes corporativos, revelando talentos, motivando os colaboradores e desenvolvendo competências específicas para cada negócio.
Entre em contato com o Instituto Metaforma e descubra seu perfil comportamental!