O comportamento humano sempre foi alvo de estudos e interesse. Falando sobre uma ótica corporativa, esse é um dos fatores mais importantes na hora de decidir por um candidato e formar uma equipe.
A grande questão é: como saber qual o comportamento ideal para a vaga que eu preciso?
Essa é a função de um Analista Comportamental! Ele será o responsável por entender o que a vaga precisa e encontrar a pessoa perfeita para essa posição.
Por isso, hoje vamos focar nessa figura tão importante e entender como é a formação desse profissional.
Se você quer entender como é o curso, o que é aprendido e quais são os benefícios dele, confira abaixo!
O que faz um Analista Comportamental?
Conforme falamos um pouquinho acima, uma das atividades que o Analista Comportamental possui, é a compreensão das necessidades comportamentais e técnicas das vagas abertas na companhia e assim analisar os candidatos para cada posição.
Na prática, significa que ele vai entender se a posição precisa de um perfil mais comunicativo ou mais analítico. Se é uma posição de líder ou liderado. Além de garantir que o perfil técnico também seja atendido.
Ou seja, o analista comportamental é quem vai fazer o match perfeito entre o candidato e a vaga. Por isso, é uma posição estratégica, que utiliza diversos recursos para otimizar o processo seletivo e garantir que a melhor pessoa seja encontrada para a posição.
Para realizar essa análise, os Analistas Comportamentais utilizam o DISC, uma ferramenta que engloba as pessoas em quatro personalidades padrões de comportamento.
Ela foi criada com base no livro “As Emoções de Pessoas Normais” e desenvolvida pelo Professor William Moulton Marston, pesquisador da Universidade de Harvard.
A sigla DISC é um acrônimo e significa Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade.
Benefícios do curso de Analista Comportamental
Depois de entender melhor o que faz um Analista Comportamental, que tal entender melhor sobre o curso de formação?
Começando pelos benefícios, além de poderem entender melhor os candidatos e como lidar com cada perfil, os Analistas Comportamentais podem se autoconhecer para trabalhar os seus pontos fortes e fracos.
Além disso, os Analistas Comportamentais poderão:
- Dominar completamente toda a teoria dos perfis comportamentais;
- Conseguir identificar os perfis e engajar corretamente as pessoas;
- Melhorar todo o processo de seleção e recrutamento;
- Mapear talentos que já atuam na empresa;
- Potencializar as sessões de coaching, para quem atua na área;
- Despertar o pontos fortes de cada colaborador;
- Obter maiores ofertas de salários, para quem está em busca de uma colocação profissional.
Os Analistas Comportamentais também melhoram a comunicação, o que contribui para a redução de conflitos e gerenciamento de crises.
O que você vai aprender na formação de Analista Comportamental?
A teoria DISC e cada perfil dela
Assim como falamos acima, o DISC irá estudar e dividir as pessoas em 4 perfis comportamentais: dominantes, influentes, estáveis e analíticos.
Durante o curso, você vai aprender sobre toda a teoria do DISC, vai ver a sua origem e principais aplicações. Além disso, vai aprender mais sobre cada um dos perfis e entender quais são os pontos fortes e pontos a trabalhar de cada um.
As principais combinações entre os perfis
Você sabia que a maioria das pessoas têm dois perfis comportamentais principais? Em alguns casos, pode chegar até três perfis principais.
Na formação de Analista Comportamental você poderá entender quais são os perfis que combinam entre si, como cada um se complementa e como ter uma equipe de alta performance combinando os perfis comportamentais.
O relatório de mapeamento do perfil
Depois de realizar o teste DISC com a pessoa desejada, um relatório completo é gerado.
Nele, o Analista Comportamental poderá ver como aquele perfil é composto, qual a porcentagem de cada perfil que o meio exige do avaliado e qual a porcentagem que ele entrega no momento.
O curso irá ensinar como esse relatório é interpretado, o que significa cada resultado e como eles podem ser trabalhados junto com a pessoa.
Dicas e prática da devolutiva
Depois de analisar e entender todo o relatório, chegou a hora de dar a devolutiva para a pessoa analisada. Você sabe como fazer isso?
Durante o curso de Analista Comportamental, além de ensinar como esse retorno deverá ser feito, os alunos vão poder praticar uns com os outros.
Dessa forma, todos já saem preparados para poderem atuar como Analistas Comportamentais e com experiências práticas da profissão.
Os quatro estilos de liderança
Se existem quatro tipos de perfis comportamentais, há, também, quatro estilos de liderança. Afinal, não tem um perfil que seja melhor do que outro quando o quesito é liderar equipes.
Os alunos do curso de Analista Comportamental irão descobrir como são os estilos desses líderes, além de conseguirem aconselhá-los com dicas para melhorarem a sua performance e a performance da sua equipe.
Os motivadores de carreira de cada perfil
Se você acha que ações coletivas para motivar a equipe são eficientes, sinto lhe informar que você pode, na verdade, estar gerando o efeito contrário e desmotivando algumas pessoas.
É fundamental entender o que motiva cada perfil. Essa é uma das chaves para conseguir incentivar os colaboradores da maneira correta e manter a equipe sempre produtiva.
Além desses itens acima, durante o curso os alunos verão, também:
- Os perfis comportamentais e as necessidades básicas do ser humano;
- Os mapas do feedback comportamental 360º;
- O índice de influência do ambiente no teste comportamental;
- O quadro comparativo das quatro dimensões DISC;
- Os possíveis pontos de melhoria para autoavaliação;
- Engenharia de equipes com a teoria DISC: princípios, objetivos e ganhos
Entre muitos outros temas.
Quem pode fazer o curso de Analista Comportamental?
O curso de Analista Comportamental não exige diploma de curso superior ou alguma formação específica.
Ele é feito para qualquer pessoa que queira aprender sobre os comportamentos humanos, destacar o seu currículo ou montar uma equipe de alta performance.
Além disso, psicólogos e coaches também podem se beneficiar dos ensinamentos do curso para aplicar durante as sessões de atendimento.
A próxima turma do curso de Analista Comportamental do Instituto Metaforma já está sendo formada! Você vai deixar essa oportunidade passar?
Aproveite agora para tirar os seus planos do papel ou inovar no processo de seleção da sua empresa. Clique aqui e faça a sua inscrição!