Gamificação no RH: tudo o que você precisa saber!

Com a constante evolução dos processos empresariais, a área de Recursos Humanos precisa se adaptar às novas metodologias e ferramentas que visam entregar mais produtividade e qualidade no serviço prestado por este setor.

O uso de games (ou jogos) são cada vez mais utilizados pelas empresas na busca por melhores resultados. Saiba, a seguir, como a gamificação contribui positivamente para um RH mais ágil.

O que é gamificação?

De forma simplificada, gamificação é uma ferramenta que estimula o engajamento dos colaboradores. Em outras palavras, é o processo que estimula o aprendizado e a criatividade, melhorando a forma com que as pessoas executam determinadas tarefas.

O uso dessa ferramenta está diretamente ligada ao conceito utilizado pelos jogos eletrônicos, conhecidos popularmente como video-games.

Nos jogos em que existe um personagem, este necessita passar por diversas situações de perigo para alcançar algumas metas intermediárias e ir passando de fase.

Cabe ao jogador tomar as melhores decisões, utilizando-se de raciocínio lógico, criatividade e até mesmo habilidades não intrínsecas ao jogo em si para alcançar o objetivo final e, assim, obter determinados benefícios como recompensa.

A gamificação, portanto, utiliza esses conceitos para estimular os colaboradores a melhorarem seus resultados, permitindo maior motivação e envolvimento até mesmo entre equipes e gestores.

Como utilizar a gamificação no RH?

Essa ferramenta já é utilizada por algumas empresas e setores específicos. Como exemplo, cita-se o sistema de pontuação dos aplicativos que ensinam línguas estrangeiras, estimulando o usuário a passar de nível ao mesmo tempo em que aprende outro idioma.

Outro exemplo simples são os cartões de fidelidade, em que quanto mais a pessoa consome determinado produto ou serviço no mesmo local, mais pontos acumula e, ao fim, possui algum benefício em troca.

No setor de Recursos Humanos, a gamificação pode ser utilizada para beneficiar aqueles colaboradores que entregam seus resultados dentro dos prazos previstos, que não faltam ao serviço ou que conseguem bater e até mesmo extrapolar as metas previstas.

Os benefícios proporcionados pelo alcance das metas podem variar: disponibilidade de dias de folga, oferecimento de viagens, passeios e descontos em produtos da própria empresa ou terceiros, aumento da remuneração e de cargo, entre vários outros.

O importante é estar claro quais as premiações e benefícios podem ser usufruídos de acordo com cada atividade executada.

Na área de ensino e treinamento dos colaboradores, a gamificação pode estar associada ao uso de elementos tecnológicos, como os jogos virtuais, estimulando ainda mais o processo de aprendizado.

Portanto, o uso da gamificação no setor de Recursos Humanos é muito variado, funcionando como uma ferramenta complementar aos demais processos do setor.

Benefícios da gamificação no RH

A gamificação proporciona diversos benefícios quando aplicados pelo RH de qualquer empresa.

Dentre os já citados, como aumento do engajamento e motivação das pessoas, a gamificação melhora substancialmente os treinamentos aplicados, tornando-os mais prazerosos e interativos.

Como consequência, o processo de aprendizado é facilitado, proporcionando maior produtividade e obtenção de resultados cada vez melhores dos colaboradores envolvidos.

Outro benefício que esta ferramenta proporciona, e não pode ser minimizado, é a melhora na qualidade do ambiente organizacional, por meio de colaboradores mais engajados, motivados e estimulados.

Por utilizar muitas vezes elementos lúdicos, a gamificação também proporciona a descoberta de talentos e habilidades ainda não exploradas. A criatividade é estimulada e diversos problemas podem ser solucionados com o uso dessa ferramenta pelo RH.

Gamificação e métodos ágeis

O uso da gamificação no RH das empresas depende de alguns fatores. O principal deles é ter pessoas capacitadas para implantar essa ferramenta e que saibam extrair seus benefícios no setor de Recursos Humanos.

Esse profissional deve entender de liderança ágil, imprescindível em qualquer empresa que queira se destacar no mercado.

O Instituto Metaforma já formou diversos líderes ágeis por meio do HR ON com Métodos Ágeis, capacitando os profissionais de forma profunda e avançada nos métodos ágeis de gestão do setor de RH de qualquer empresa.

O objetivo deste treinamento é formar líderes que entregam valor e conseguem enxergar além das ferramentas básicas, ampliando o repertório de soluções em Recursos Humanos.

Tenha uma experiência transformadora aprendendo sobre a mentalidade ágil e como aplicar na prática essa metodologia no RH, com foco no ser humano e no cliente.

Domine as ferramentas e técnicas que aumentarão os resultados de todos os processos envolvidos com Recursos Humanos.

Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre o HR ON com Métodos Ágeis do Instituto Metaforma.

Destaque-se em uma das áreas mais requisitadas pelo mercado de trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Siga nossas Redes Sociais

Felipe Tuono

Especialista em gestão do potencial humano através de autoconhecimento, tomada de decisão e autoperformance. Palestrante e Mentor convidado em eventos e cursos, presenciais e on-line. Palestrante convidado no Congresso de Liderança WEB, com o tema O Líder como um Agente Transformacional, set/2020. Coach e Treinador de equipes profissionais com foco em autoconhecimento, gestão de potencial humano, comunicação e liderança.

Treinador Comportamental pelo IFT/SP com Mestre Massaru Ogata. Life e Líder Coach pelo IIHD, Certificação Behavior Performance Coaching, pelo IIHD, Analista de Perfil Comportamental DISC®, certificado pela
Solides Tecnologia e pelo IIHD, Analista Vocacional DISC® e Certificação em Análise de Engenharia de equipes pelo IIHD.

João Alberto Sarate

Doutor com dupla titulação pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (em Administração de Empresas) e pela Université Pierre-Mendès-France – Grenoble II (em Ciência do Território – com Menção Honrosa) através do Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE – CAPES), mestre em Administração de Empresas pela UNISINOS e Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRGS, Professor Visitante na University of Agder – Department of Information Systems – Noruega. Atua como Professor, Pesquisador, Empreendedor, Palestrante e Consultor há mais de 20 anos.

Ronald Dennis Pantin Filho

É Presidente e Fundador do International Institute of Human Development (IIHD) com sede em New York/USA, Presidente e Fundador da Sociedade Gaúcha de Coaching (SGC), Presidente Fundador da Sociedade Catarinense de Coaching (SCAT) e Vice-presidente da Sociedade Paranaense de Coaching (SPARC). Graduado em Administração de Empresas pela PUC/RS e MBA Executivo pela FGV/SP.
Único Head Master Trainer em Coaching do RS com mais de 10.000 horas como Instrutor/Mentor e autor do livro “Jesus o Maior Coach que Já Existiu”

Adriano Abreu 

É Vice-presidente do IIHD,
Fundador, criador do Programa Acelerando a Carreira dos Sonhos, Mestre em Administração, especialista em
Aprendizagem Experiencial, professor universitário, treinador Comportamental pelo IFT Instituto de Formação de Treinadores Personal Professional e Executive Coach pela IIHD. Co-criador do Treinamento Vivencial “Guerreiros Não Nascem Prontos”, baseado na obra de José Luiz Tejon (escritor e palestrante). Instrutor com mais de 7000 horas em treinamentos ministrados.